icone face  icone twitter


icone transparencia

Ouvidoria Geral

Serviço de Informações ao Cidadão

Relatórios

USP concede título de especialista em Saúde Pública à Defensora Pública de SC após trabalho apresentado sobre a saúde da população idosa de Florianópolis

idosos

A defensora pública Dayana Luz, titular da 14ª Defensoria Pública da Capital, responsável pelas demandas na área da saúde pública e suplementar na Capital do Estado recebeu titulação na modalidade de Especialização em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo – USP.

Os idosos foram objeto do estudo porque em sua experiência profissional na Defensoria Pública foi observado, nos últimos anos, o aumento no número de idosos que procuravam os serviços da Instituição em decorrência de problemas relacionados a ausência ou ineficiência de políticas públicas na área da saúde.

Abordando o tema “A saúde pública da população idosa no Município de Florianópolis” a defensora destacou os aspectos físicos, biológicos e sociais do município, a história da saúde pública na Capital do Estado, bem como fez o levantamento de dados da população idosa, seus principais problemas de saúde, fazendo ainda uma reflexão da saúde como serviço público essencial.

Analisando os dados levantados foi possível constatar que em Florianópolis o envelhecimento populacional tem alterado a configuração da pirâmide etária com a diminuição significativa no número de jovens e aumento dos adultos e idosos. Além disso, do total da população maior de 60 anos, 57,6% são mulheres e 42,4% homens e quanto maior a faixa etária maior ainda o número do percentual de mulheres confirmando-se a máxima de que “a velhice é feminina”.

Para o ano de 2050, a expectativa no Brasil, bem como em todo o mundo é de que existirão mais idosos que crianças abaixo de 15 anos, fenômeno até então nunca observado antes. “Por essa razão, é preciso investir ainda mais em prevenção e em intervenção precoce, uma vez que a maior longevidade gera a necessidade de se aumentar os serviços de saúde já oferecidos aos idosos no município de Florianópolis, concluiu a defensora”.

Fonte imagem: http://www.idosofeliz.com.br/

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |