Um mês dedicado a alertar, conscientizar e prevenir contra uma das doenças mais comuns em mulheres: o câncer de mama. A mobilização internacional Outubro Rosa ganha cada vez mais importância. Só para se ter uma noção, de acordo com o Inca, no Brasil estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.  

A campanha é dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Neste mês, o foco é estimular cada vez mais mulheres a realizar o exame de mamografia. O exame é indicado para mulheres a partir dos 40 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), “esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano”. Incentive seus conhecidos, familiares e amigos sobre a importância da prevenção, uma prática simples e que pode salvar vidas.

A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE/SC) reconhece a importância da campanha Outubro Rosa na busca de conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama, prevenir doenças e preservar vidas.

Jornalista Valquiria Guimarães

Reg.Prof.6829/RS

Assessoria de Comunicação Defensoria Pública de Santa Catarina

 

Outubro Rosa 810x480